domingo, 5 de agosto de 2018

TOUROS/RN: ALUNO DO DISTRITO DE BOA CICA É GANHADOR DO CONCURSO “TUDO COMEÇA AQUI!

Na próxima terça-feira, 07 de agosto de 2018,  o Marco de Touros estará comemorando 517 anos do seu chantamento na Praia de Touros/RN, pela expedição de Gaspar de Lemos. Nesta mesma data o Rio Grande do Norte faz aniversário. 
Da Redação: Dione Nascimento
aluno da Escola Municipal Esmeralda França, no Distrito de Boa Cica, Município de Touros, ALISSON DAVI SILVA ALVES é o vencedor do Concurso de Redação das Escolas do Estado do Rio Grande do Norte “Tudo Começa Aqui”. Entre os dez concorrentes, tres estudantes do Município tourense, foram classificados.
O público-alvo do concurso foi alunos das redes de ensino pública e privada, que foi dividido em duas categorias: uma voltada para o ensino médio e outra para os anos finais do ensino fundamental.
Os estudantes e professores orientadores que venceram a competição serão premiados com uma comenda de honra ao mérito para 1ª, 2ª e 3ª colocações de cada etapa de ensino, uma viagem pelos principais pontos turísticos e históricos do RN, além da publicação de um e-book com as redações dos dez primeiros colocados de cada etapa de ensino. A solenidade de premiação acontecerá no dia 10 de agosto, às 9h30, no Centro de Convenções de Natal.
HISTORIADOR LENINE PINTO
Segundo o historiador Lenine Barros Pinto, 82, escritor e membro efetivo da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, autor do livro "Reinvenção do Descobrimento", em que estuda, entre outros temas, os "padrões" (marcos de posses portuguesas), defende veementemente que o Brasil foi descoberto efetivamente em Touros(RN), e não em Porto Seguro. 
JORNALISTA ALEXANDRE GARCIA
Eu estou convencido que o descobrimento do Brasil; a confirmação da posse portuguesa por parte de Pedro Álvares Cabral começou a ser feita lá em Touros, no Rio Grande do Norte”, afirma o jornalista Alexandre Garcia.
No dia 23 de abril de 2017, o renomado jornalista Alexandre Garcia usou seu twitter para anunciar: “Marinha confirmou que do mar vê o Pico do Cabugi e não o Monte Pascoal” – “Cabral chegou a Touros/RN”. Confirmando o que os pesquisadores e historiadores Lenine Pinto e Manoel Cavalcanti, afirmam.
Desde 1976, o Marco encontra-se em exposição no Forte dos Reis Magos, localizado na Praia do Forte, em Natal/RN.
Na próxima terça-feira, 07 de agosto de 2018,  o Marco de Touros estará comemorando 517 anos do seu chantamento na Praia de Touros/RN, pela expedição de Gaspar de Lemos. Nesta mesma data o Rio Grande do Norte faz aniversário.

Está na hora do Marco de Touros voltar pra casa.