Páginas

PESQUISAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

IBOPE: BOLSONARO TEM 59% DOS VOTOS VÁLIDOS. HADDAD SOMA 41% LEVANTAMENTO DESCONSIDERA BRANCOS, NULOS E INDECISOS

Ibope divulgou nesta segunda-feira (15/10) sua primeira pesquisa exclusiva para a disputa presidencial do segundo turno. De acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 59% dos votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos não compõem o resultado final da disputa. Enquanto isso, Fernando Haddad (PT) soma 41%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. Foram entrevistados 2.506 eleitores entre os dias 9 e 15 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 49,27 milhões de votos (46,03%). Haddad somou 31,34 milhões (29,28%). Para o segundo turno, os presidenciáveis já receberam os seguintes apoios:
PSC e PTB defendem a candidatura de Bolsonaro.
PSB, PSol, PSTU e PPL passaram a defender Haddad. PDT declarou apoio crítico ao petista. PCdoB e Pros compõem a chapa petista desde o primeiro turno.
Partidos que adotaram a neutralidade: MDB, PSDB, PP, DEM, PPS, PSD, PR, PRB, Rede Sustentabilidade, Solidariedade, Podemos, Novo, Patriota, Democracia Cristã.
Nesta segunda, partidos apoiadores de Haddad reuniram-se em Brasília para fortalecer uma chamada frente ampla e única contra Bolsonaro. Pelo apoio e empenho de Ciro Gomes na campanha do ex-prefeito de São Paulo, a cúpula petista admite formar uma coalizão em torno do pedetista para a eleição de 2022.
Com informações do Metrópoles