sábado, 16 de fevereiro de 2019

Prévias carnavalescas sem licença são interditadas na Zona Norte


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), realizou uma operação na sexta-feira (15) que resultou na interdição de duas prévias carnavalescas previstas para este final de semana. As festas que aconteceriam no Passo da Pátria, Zona Norte de Natal, não possuíam a chamada Licença de Uso do Espaço Público (LUEP).

A LUEP determina algumas regras para a realização de qualquer evento em espaço público e deve ser solicitada à prefeitura com até oito dias de antecedência. Delimitação para uso de trio elétrico, níveis de barulho e condições sanitárias do local são alguns fatores avaliados antes da concessão da licença.

Comuns nessa época do ano, os blocos de prévia de carnaval costumam atrair muitas pessoas, principalmente pelo seu baixo custo. Porém, alguns desses eventos não oferecem as condições ideais de segurança para os foliões e acabam sendo sendo fonte de poluição para o espaço público.
Passo da Pátria

O nome foi dado como homenagem aos voluntários natalenses que participaram da Guerra do Paraguai (1864-1870).  A ideia foi do então presidente da província na época, José Olinto Meira. No local, já funcionou um dos mais importantes portos da cidade. O nome foi dado por vola de 1866, quando a área foi revitalizada, por ordem de Olinto Meira.