terça-feira, 7 de maio de 2019

Governo do RN reúne gestores e inicia discussões do Plano Estadual de Segurança


Fotos: Elisa Elsie
O Governo está dando início ao processo de discussão para a criação do Plano Estadual de Segurança Pública. O Plano é um importante instrumento para traçar o trabalho de médio e longo prazo para a segurança pública do Rio Grande do Norte.
O trabalho para a criação do Plano é um grande esforço conjunto de vários órgãos sob a coordenação do Governo do Estado, através das secretarias da Segurança Pública e da Defesa Social, da Gestão Penitenciária e da Mulher, Juventude e Igualdade Racial e também do Governo Cidadão.
O Governo convocou para participar do processo o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública e Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

A elaboração do plano conta também com a parceria do Banco Mundial e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A consultora do Fórum, Isabel Figueiredo, vai apresentar as diretrizes para a modelagem do plano.
O plano vai tratar da segurança pública de forma transversal e multidisciplinar, reunindo técnicos não só da área de segurança, mas também de direitos humanos, saúde, gestão penitenciário, assistência social, cultura, esporte e lazer.

As discussões serão realizadas até o dia 8 de maio, divididas por grupos temáticos de servidores do Poder Executivo que vão apresentar orientações para os diálogos que serão conduzidos com os demais poderes e com a sociedade civil.
Os grupos vão também os identificar os desafios, traçar objetivos do plano e propostas de governança, identificação interlocutores externos que devem ser ouvidos na confecção do documento.

Image and video hosting by TinyPic