quinta-feira, 27 de junho de 2019

Chegou Laura Manuela, filha do casal Flávio Cardoso e Amanda

Laura, é mais que especial, é vitória.
...
Nasceu na noite de São João Batista, na capital potiguar, as 20h11, a tão esperada Laura Manuela da Silva Cardoso, filha do casal engenheiro eólico Flávio Nascimento Cardoso e a bacharel em música Amanda Silva. 

Mais um membro para a família Nascimento Cardoso, acrescentando Silva da mãe. Neta do marceneiro Flávio Cardoso e Maria das Graças, e bisneta da minha irmã Maria Dilma do Nascimento Paiva. 

Assim sendo, minha sobrinha, em terceiro grau. Parabéns aos pais, e aos demais membros da família, que aguardaram com ansiedade a recém chegada. 

A trombofilia e suas consequências 

Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos). 

A trombofilia pode ser hereditária ou adquirida. “A mulher tem essa predisposição e a gravidez em si é um fator de risco para a formação de trombos”, explica David Pares, professor e chefe do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A possibilidade de um entupimento requer atenção médica e um tratamento durante a gravidez inteira. 

O risco do quadro varia muito. Para a mulher, vai de uma trombose nas pernas e outros membros – que provoca inchaço e dores – a situações mais graves, como o tromboembolismo, quando o tal do trombo se desprende do local onde se formou e vai para o pulmão, quadro grave que pode levar a óbito. Já para o bebê, há controvérsias.

Isso porque o efeito clássico da trombofilia ligado a ele, o abortamento, costuma ocorrer no início da gravidez. Nesse período, os coágulos podem prejudicar a irrigação de sangue para a placenta e até antes dela aparecer. “O trombo pode se formar e impedir a implantação do embrião no útero”, aponta Naira Scartezzini Senna, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano. 

Com informações da bebe.abril com acréscimos.