sexta-feira, 12 de julho de 2019

Cinema itinerante movido a energia solar tem sessão em Touros e outras três cidades do Mato Grande

Projeto conta com van equipada com placas solares e vai oferecer atrações, em espaços públicos, nas cidades de João Câmara, São Miguel do Gostoso, Parazinho e Touros.
Por G1 RN

Um cinema itinerante vai passar por cidades do interior do Rio Grande do Norte nesta e na próxima semana para exibir filmes gratuitos à população. A ação faz parte do Circuito Cinesolar, que roda locais onde há pouco acesso à cultura da sétima arte.

Nesta quinta-feira (11), o projeto está em João Câmara, no próximo sábado (13) vai para São Miguel do Gostoso e na próxima semana fará ações em Touros e Parazinho (confira na programação abaixo).

Touros (RN) - 16 de julho
Programação: Sessão cinema e oficina
16 de julho (terça-feira)
Local oficina: E.M. Maria do Carmo Ribeiro, Distrito de Cajueiro.
Hora oficina: 14h:30min às 17h
18h - curtas metragens
19h - longa metragem
Local sessão: Praça Central do Distrito de Cajueiro.
Em caso de chuva local: E.M. Maria do Carmo Ribeiro, Distrito de Cajueiro. 




O Cinesolar se baseia em uma van, que é equipada com placas solares que possibilitam a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

O projeto vai passar neste ano por mais de cem cidades em sete estados do país. Ele utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes e conta com 100 assentos para o público no interior do veículo, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Sobre o projeto
Desde o início das atividades em 2013, o projeto realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades do Brasil, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.